Portal do Governo Brasileiro

Curso eMAG / Conteudistas

gov.br eMAG

Início do Conteúdo

Práticas Web acessíveis Documentos para download

Assim como o conteúdo de um site deve ser acessível, o material disponibilizado para download também precisa ser. Um dos formatos mais acessíveis é o próprio HTML e, por isso, sempre que possível, disponibilize documentos neste formato. Também podem ser utilizados arquivos para download no formato ODF - Open Document Format, tomando-se os cuidados para que sejam acessíveis. Se um arquivo for disponibilizado em PDF - Portable Document Format, deverá ser fornecida uma alternativa em HTML ou ODF. É necessário, também, informar a extensão e o tamanho do arquivo no próprio texto do link.


Exemplo

						
							
	<a href="manual.odt"> Manual do W3C (formato .odt, tamanho 150Kb) </a>
						
						
					

O ODF é um formato aberto de documento que pode ser implementado em qualquer sistema. Atualmente existem diversos softwares, pagos ou gratuitos, que permitem a utilização de documentos ODF, suportados em diversos sistemas operacionais. O ODF engloba formatos como:

  • ODT para documentos de texto
  • ODS para planilhas eletrônicas
  • ODP para apresentações de slides

Muitos softwares já utilizam esses formatos, como é o caso do OpenOffice (LibreOffice), BrOffice, Google Docs, Abiword e StarOffice. O Microsoft Office 2010 também inclui suporte para ODF. Para versões anteriores do Microsoft Office, pode ser instalado um Add-in gratuito para suporte aos formatos ODF.


Se forem utilizados ícones para arquivos, é importante utilizar imagens e descrições de forma consistente dentro de um mesmo site, evitando confusão:

Utilização inconsistente

  • Página 1

    Arquivo odt / pdf
  • Página 2

    arquivo em pdf / download de odt

Utilização consistente

  • Página 1

    Arquivo odt / Arquivo pdf
  • Página 2

    Arquivo odt / Arquivo pdf

Fim do Conteúdo