Portal do Governo Brasileiro

Curso eMAG / Conteudistas

gov.br eMAG

Início do Conteúdo

Recomendações de acessibilidade Definição

As recomendações ou diretrizes de acessibilidade são documentos que visam tornar o conteúdo Web acessível a todas as pessoas, inclusive às pessoas com deficiência, destinando-se aos autores de páginas, projetistas de sites e aos desenvolvedores de ferramentas para criação de conteúdo.

A observação destas recomendações não beneficia somente pessoas com deficiências, mas, também, facilita o acesso ao conteúdo da Web, independente da ferramenta utilizada (navegadores Web para computadores de mesa, laptops, telefones celulares, ou navegador por voz) e de certas limitações técnicas, como, por exemplo, uma conexão lenta, a falta de recursos de mídia, entre outros.

O principal documento internacional de recomendações de acessibilidade é o WCAG 2.0 – Web Content Accessibility Guidelines, ou Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web. No Brasil, existe o eMAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, que contém as recomendações de acessibilidade a serem seguidas nos sítios e portais do governo brasileiro.

Fim do Conteúdo