Se você é um iniciante no mundo da acessibilidade, você deve estar se perguntando o que é acessibilidade na Web ou ainda, o que é o eMAG e qual sua utilidade.
Caso já tenha algum conhecimento na área, você pode estar pensando “Afinal, o que vou aprender?”,“Onde vou aplicar?”. Ao longo desse curso teremos tempo e espaço para responder a todas essas perguntas.
Antes disso, vamos entender como chegamos até aqui...
A acessibilidade em sites da administração pública passou a ser obrigatória no Brasil a partir do decreto nº 5.296 de 2004 que, dentre inúmeras providências em acessibilidade, decreta que será obrigatória a acessibilidade em portais e sítios eletrônicos da administração pública brasileira na rede mundial de computadores para o uso das pessoas com deficiência, fornecendo-lhes pleno acesso às informações disponíveis.
O governo brasileiro, comprometido com a inclusão, buscou, através da elaboração do Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG) facilitar o acesso para todas as pessoas às informações e serviços disponibilizados nos sítios e portais governamentais.
Carga Horária: 30h
Modalidade: à distância
Objetivos: Este curso tem como objetivo introduzir o conceito e a importância da Acessibilidade na Web, bem como apresentar práticas de desenvolvimento Web acessível para desenvolvedores. A base deste curso é o documento eMAG – Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. O curso eMAG foi desenvolvido pela equipe do Projeto de Acessibilidade Virtual do IFRS, em parceria com o Departamento de Governo Eletrônico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O curso está estruturado em três seções:
Sugere-se seguir a ordem dos conteúdos conforme estão disponibilizados, iniciando pelo link Introdução.