Portal do Governo Brasileiro

Curso eMAG / Conteudistas

gov.br eMAG

Início do Conteúdo

Tecnologia Assistiva Introdução

O termo Tecnologia Assistiva é relativamente novo no Brasil e refere-se a recursos que contribuem para que pessoas com deficiência possam ter uma vida mais independente e autônoma. Esses recursos englobam desde artefatos simples até sistemas computacionais bastante complexos. Como exemplos de recursos de Tecnologia Assistiva podemos citar: bengalas, brinquedos adaptados, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, dispositivos para sentar e posicionar, adaptações para mobilidade manual e elétrica, aparelhos auditivos, auxílios visuais, próteses e órteses, ferramentas para o uso do computador e seus softwares, entre outros.

Na imagem abaixo, podemos ver um rapaz cego utilizando uma bengala que possui uma ponteira que detecta poças de água, fazendo com que a bengala vibre e o usuário possa, então, desviar da água. Na outra imagem, vemos um rapaz com baixa visão utilizando uma lupa eletrônica acoplada a uma televisão. Passando a lupa sobre um livro, por exemplo, as palavras aparecerão na tela de forma bastante ampliada.

Duas imagens: Em uma delas uma pessoa com deficiência visual utiliza a bengala em uma poça de água e em outra uma pessoa com baixa visão utiliza uma lupa digital em frente a um televisor

Ao falarmos em acessibilidade na Web, nosso foco são os recursos de Tecnologia Assistiva que apresentam soluções para que pessoas com algum tipo de deficiência tenham possibilidade de acessar os recursos de hardware e/ou software que o mundo digital oferece. A seguir, são apresentados alguns recursos de Tecnologia Assistiva, que facilitam o acesso das pessoas com deficiência aos recursos computacionais, dando-lhes mais autonomia e independência.

Fim do Conteúdo